DIPLOMAÇÃO NA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA

02/10/2020

Na última sexta-feira, dia 25-09-2020, o Presidente da ABEIC, Fábio Costa Pereira, e a Coordenadora de Ensino da Associação, Liane Lopes Dierchx, foram diplomados pela Escola Superior de Guerra – ESG, em solenidade realizada no campus Brasília. Ambos concluíram a 5ª edição do Curso de Diplomacia e Defesa (CDIPLOD), realizado em cinco semanas, sendo três na modalidade EAD, de 24 de agosto a 11 de setembro, e duas presenciais, de 14 a 25 de setembro. O curso apresentou temas sobre Política Internacional, Defesa Nacional, Diplomacia, Adidância e Assessoria Internacional e Estudos Aplicados. No total, foram 33 estagiários - como são designados os participantes - diplomados, sendo 12 civis e 21 militares.

A solenidade foi presidida pelo Comandante da ESG, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, acompanhado pelo Comandante do Campus Brasília, General de Divisão Carlos André Alcântara Leite, e pelo Diretor do CDIPLOD, Coronel Luiz Otávio Sales Bonfim.

O feito é um marco na história da ABEIC, pois foi a primeira vez em 71 anos que uma Instituição privada, mediante convite daquele Instituto de Altos Estudos de Política, Estratégia e Defesa, pôde indicar alunos para a seleção e realização de cursos da Escola Superior de Guerra.

A ABEIC sente-se lisonjeada com esse honroso convite e espera poder indicar mais alunos futuramente para outros cursos dessa prestigiosa e destacada Instituição, conhecida como a escola do pensamento estratégico do Brasil.

Para coroar o momento, nosso Presidente, Fábio Costa Pereira, foi o escolhido para ser orador da Turma Embaixador Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, nome atribuído à Turma CDIPLOD 2020. Em discurso emocionado, Fábio Costa Pereira disse que “O curso, muito mais além do que o nome que o informa e o identifica, Diplomacia e Defesa, levou-nos, enquanto estagiários, a refletir sobre a complexidade do mundo que nos cerca, a importância de se ver claramente do que o problema se trata e, em especial, o orgulho do sentimento de ser brasileiro”.