Inteligência Contra a Impunidade

25/11/2017

 

O Jornalista Oscar Bessi, após ter participado do 1º Seminário de Inteligência de Segurança Pública aplicado à Teoria da Segurança Pública, publicou no Jornal Correio do Povo, em 25/11/2017, o texto a seguir: 

"Os verdadeiros especialistas em segurança pública são vocês, que estão tomando tiro na rua. A frase marcou o início da palestra do procurador de Justiça do RS Fábio Costa Perreira, na quinta-feira, em Caxias do Sul. Ele falou sobre análise criminal e prevenção situacional do crime no seminário de Inteligência de Segurança Pública e Proteção Social caxiense. Os organizadores Anderson Teixeira e César Torres, levaram palestrantes de alto nível ao auditório do Ministério Público local. Na plateia, policiais civis, militares, federais, rodoviários, agentes penitenciários, guardas municipais e de trânsito e líderes comunitários. Alguns se surpreenderam com a humildade da fala inicial de Pereira. Eu já conhecia, como leitor, suas ideias de vanguarda. Ele integra o Movimento de Combate à Impunidade, um grupo de juízes de membros do MP que não aceita essa febre do “não dá nada” que assola o pais.

A segurança pública está na pauta do povo. Nas histórias diárias do que acontece conosco ou com alguém próximo, permeadas de medo, insegurança e insatisfação. Só não está, infelizmente, nas prioridades de nossos gestores. Há pouco tempo nossa combalida nação, que sustenta o mais caro, e inútil, parlamento do universo, teve 40 ministros, um rombo nos cofres públicos para acomodar cabos eleitorais e garantir a partidos coligados. Pois nenhum desses ministérios era de Segurança Pública. O maior drama do brasileiro nunca foi importante e nação preocupa. Ao contrário, parece interessante que assim prossiga. O problema é que a cada descaso, por incompetência ou vontade corrupta, milhares de brasileiros morrem.

Eis que o caos leva palpiteiros e teóricos à mídia, intitulando-se especialistas em segurança pública, mas escravos de seus interesses ou vertentes ideológicas, despidos de conhecimento real e distantes da realidade. Quando Pereira anuncia os policiais do front como os verdadeiros especialistas da área, rasga a cartilha vigente e dá poder à quem de fato age pela cidadania neste campo. Ora, médicos especialistas falam sobre medicina, por que quem fala sobre segurança pública não é policial? Os colegas de profissão sempre me dizem “o Correio do Povo é exceção, a coluna da página de Polícia e escrita por um policial”. De fato, não estamos acostumados, tem leitor até que não acredita que, depois de terminar esse texto, eu me fardo e vou para a batalha. Enfim, falarei ainda outros temas interessantíssimos desse seminário, o terceiro da gestão municipal caxiense só neste ano sobre inteligência e segurança ppublica. Um acerto. Contra a impunidade e suas distorções teóricas é preciso conhecimento, Inteligência para a ação. Nossa esperança agradece.

FONTE: Correio do Povo (25 de novembro de 2017) – Oscar Bessi 

Reproduzido nesta data pela abamfnh

2012 © ABEIC - Associação Brasileira de Estudos de Inteligência e Contrainteligência
Praça Marechal Deodoro, 130, conjunto 1401, Bairro Centro Histórico, Porto Alegre, RS, Brasil
CEP 90010-300 - Telefone para contato: 55 51 3013 9565